PERFEITA EXPRESSÃO PRÓPRIA
Pergunta: Depois de ler tantos livros e assistir a vídeos, ainda busco a resposta de como descobrir a minha missão, propósito de vida, algo que seria especial para mim e para o mundo. Ainda sinto um receio de cair na famosa armadilha de tentar ser “aquela pessoa que os outros acham que eu deveria ser”. Como encontrar o verdadeiro caminho?
Muito provavelmente essa é a pergunta mais importante que podemos nos fazer: Qual é o caminho de nossa perfeita expressão própria?
Existe algo dentro de nós que somente nós podemos realizar de uma maneira específica. Sei que dito assim parece parte de um enigma, mas vamos adiante na compreensão do tema.
Em alguns momentos de nossa vida fazemos algo de uma forma única que ao nosso próprio olhar parece algo simples e fácil, no entanto as outras pessoas não fazem daquele jeito especial que para nós é quase uma brincadeira.
Geralmente são coisas aparentemente simples, mas que nos causam satisfação e contentamento e essa é uma pista bem clara.
Por exemplo, a dona da Sodiê Doces, era boia-fria e, trabalhando como empregada doméstica, um certo dia a sua patroa pediu a ajuda dela para fazer um bolo de aniversário. Ela, que nunca havia feito um bolo antes, aprendeu a receita e gostou daquilo, sentiu entusiasmo e passou a fazer bolos para vender.
Naturalmente ela trabalhou e se dedicou por vários anos. Atualmente, ela comanda uma rede de franquias pelo país com 266 unidades em 13 estados. Leia a reportagem aqui. O nome Sodiê vem da junção dos nomes de seus filhos Sofia e Diego.
Podemos, eventualmente, nos perguntar: “Ah, mas vou fazer algo que outras pessoas já fazem?…” e eu respondo com outra pergunta: “Mas será que essa ‘coisa’ que você faz de um modo tão especial, as ‘outras pessoas’ fazem assim também?”
Conheço uma Professora de Inglês que trabalhava em uma escola e decidiu mudar para aulas on-line e, quando estava fazendo especialização e cursos de desenvolvimento para o seu trabalho, se perguntava: “Mas já tem tantos professores de inglês, será que terei alunos? Será que o meu trabalho vai progredir?”
A minha resposta foi: “Será que os outros professores entregam um trabalho tão caprichado como o seu? Será que eles dão o suporte aos alunos que você dá? Será que eles se especializaram tanto quanto você?” A resposta: hoje ela tem a agenda de aulas completa.
Então, mais do que encontrar aquela ‘coisa’ que você faz bem e de modo único, é necessário também se aprimorar para entregar algo a mais que diferencie o seu trabalho dos demais.
Ainda pensando em como trilhar esse caminho, gosto muito da visão do Bashar (YouTube) sobre o caminho da perfeita expressão própria: “Seguir a sua paixão (ou aquilo que mais o encanta), se mantendo focado no presente e desapegado dos resultados.
Basicamente, ele diz que a sua “missão de vida” é ser autêntico, ser você mesmo o mais amplamente possível, e o modo de tornar isso realidade é seguir o seu entusiasmo, empolgação, alegria em cada movimento desse caminho.
Pensando nisso ele ensina a fórmula dos cinco passos:
1. Siga a sua paixão verdadeira, ainda que não pareça algo tão especial, mas é importante para você e você também pode contar com a ajuda do seu Eu Superior (Meditação Eu Superior) para indicar qual é o caminho de melhor resultado para você seguir. Mantendo-se assim, você estará naturalmente alinhado com a sua perfeita expressão própria;
2. Também é desnecessário que esse caminho seja linear. No mais das vezes ele será algo incompreensível para a mente racional, mas você seguindo sua paixão perceberá que a cada momento seus passos se conectam no modo mais eficiente para você;
3. Sendo a expressão do si mesmo a sua missão (de todos nós) é necessário agir com integridade, desapegando-se das expectativas das outras pessoas em relação a você;
4. Aqui provavelmente a parte ‘difícil’: desapegar-se dos resultados. O Foco deve estar no presente, de modo continuado, fazendo a cada momento o melhor que você for capaz, sem se preocupar com o resultado;
5. Em complemento a isso, para se expressar de modo pleno, será necessário reconhecer e ressignificar as crenças que, eventualmente, o impedem de seguir o seu caminho. (Leia Sobre Crença Limitantes).
Agradeço o contato e convido os leitores a enviarem as suas perguntas...
Voltar para a Seção de Perguntas & Respostas
![]() |
| Mapa do Site |


Comentários